O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou que os pagamentos aos clientes do Banco Master serão realizados no menor tempo possível e com segurança. A declaração ocorre após consumidores relatarem instabilidade no aplicativo e falta de informações sobre a devolução dos valores.
O sistema do fundo foi aberto no dia 17 de janeiro para solicitações de pessoas físicas e jurídicas que adquiriram certificados de créditos bancários vinculados ao Banco Master, liquidado no dia 18 de novembro pelo Banco Central.
Segundo o FGC, o aplicativo processa, em média, cerca de 2,8 mil pedidos por hora. Os clientes contam com a proteção do fundo, que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF. A cobertura inclui produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB e outros depósitos elegíveis.
Mesmo com a garantia, alguns clientes relatam dificuldade para acompanhar o andamento das solicitações, afirmando que o sistema não apresenta atualizações claras sobre o status dos pedidos.
Na manhã desta terça-feira (27), novos relatos de instabilidade foram registrados por clientes do Banco Master.
Até a semana passada, o Fundo Garantidor de Créditos informou que já pagou R$ 26 bilhões em garantias a credores do conglomerado Master, o equivalente a 66,43% do total previsto. Mais de 521 mil credores já receberam os valores.
Em nota, o FGC afirmou que, devido aos procedimentos de segurança e de prevenção a fraudes, a liberação dos pagamentos pode passar por etapas adicionais de verificação, o que pode impactar os prazos individuais de conclusão do processo.