O homem que morreu durante uma explosão Rua Francisco Bueno, no bairro Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, alugou o imóvel há cerca de três meses, declarou o vice-prefeito Coronel Mello Araújo ao Bora Brasil desta sexta-feira (14).
“Importante a divulgação de como é imprudente, como é criminoso a pessoa guardar esse tipo de material, fogos de artifício, em uma residência. É um imóvel particular, foi alugada, o rapaz estava aqui há dois, três meses, é o rapaz que faleceu, foi a única vítima, não temos mais informações de vítimas”, declarou Mello Araújo.
Ao Bora Brasil, o vice-prefeito de São Paulo afirmou que a Defesa Civil municipal segue no local e atualizou o número de imóveis afetados pela explosão.
“O pessoal da Defesa Civil está fazendo um rescaldo. Temos, por enquanto, 23 residências com algum tipo de interdição, parcial ou total, mas a gente está revendo e pode mudar esse quadro”, acrescentou.
O coronel Mello Araújo reforçou que a investigação é de responsabilidade da Polícia Civil. “Se, por ventura, tiver mais gente envolvida, com certeza não vai ficar impune”, disse.
Ao ser questionado pela apresentadora Cynthia Martins, o vice-prefeito de São Paulo destacou que o homem tem passagens pela polícia por uso de balão, enfrentou um processo e foi absolvido.
Explosão deixa um morto e dez feridos
A explosão em um imóvel na Rua Francisco Bueno, no bairro Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, deixou pelo menos um morto e dez feridos na noite desta quinta-feira (13). O acidente aconteceu em uma casa de fogos de artifício, que funcionava como um depósito.
Por conta da explosão, a Defesa Civil municipal foi acionada e interditou 23 imóveis que foram atingidos.
“De acordo com o órgão municipal, foram interditados preventivamente 12 imóveis de forma total e 11 imóveis de forma parcial, totalizando 23 imóveis inseridos na área diretamente impactada. Os moradores foram abrigados em residências de parentes. A ocorrência segue em andamento", afirmou o órgão em nota.
Conforme o Corpo de Bombeiros, pelo menos dez pessoas ficaram feridas, sendo:
- um homem foi até o hospital com ferimento na mão;
- homem com otorragia socorrido ao PS Tatuapé pelo Samu;
- uma mulher com traumatismo cranioencefálico (TCE);
- um homem com escoriações; e
- seis vítimas leves avaliadas no local e não precisaram ser encaminhadas para hospitais da região.
O incidente gerou uma grande coluna de fumaça, visível de longe, e causou danos em veículos e casas nas proximidades, deixando moradores da região assustados com o estrondo.
Ainda segundo a Defesa Civil, a explosão aconteceu por volta das 19h43, seguida de incêndio em um imóvel que armazenava fogos de artifício. O local ficou totalmente destruído.
A moradora Jussara Marques contou à BandNews FM que o incidente foi causado por um balão que caiu no imóvel, causando um incêndio e, subsequentemente, a explosão dos fogos de artifício armazenados no local. A explosão também afetou um transformador de energia, amplificando o estrondo.
Outra moradora, Jéssica Carvalho, descreveu o susto que tomou ao ouvir o barulho.
"Estávamos em casa jantando quando, do nada, houve uma explosão muito forte e um clarão muito grande. A princípio, pensamos que fosse uma batida de carro ou que tivesse caído alguma coisa aqui, mas era a explosão na casa de fogos", relatou.