Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Onde tem vacina da Gripe K: variante gera alerta, mas solução está no SUS

Organização Mundial da Saúde está em alerta sobre vírus H3N2, conhecida como gripe K. Segundo a OMS, a temporada de gripe no Hemisfério Norte começou mais cedo do que o esperado e está sendo marcada pela rápida disseminação de uma nova variante do vírus da influenza.

A gripe K foi observada pela primeira vez em agosto na Austrália e Nova Zelândia e, desde então, foi detectada em mais de 30 países.

O Ministério da Saúde identificou no Brasil um caso da gripe K da Influenza A (H3N2), segundo informe de vigilância das síndromes gripais, divulgado em 12 de dezembro. A variante foi identificada em amostras do estado do Pará. 

supergripe H3N2 é um subtipo do vírus influenza A, Um dos causadores da gripe comum e resfriados, podendo ser considerado grave em crianças pequenas, idosos e pessoas imunocomprometidas. Além disso, é capaz de infectar porcos e aves. É facilmente transmitido por gotículas liberadas no ar quando alguém espirra ou tosse, bem como por objetos contaminados.

Vacinação é a principal prevenção

Como medida preventiva, o Ministério de Saúde voltou a recomendar que a população procure os centros de saúde, unidades médicas e postos de vacinação para atualizar seu esquema vacinal.

A recomendação enfatiza a importância da imunização para a temporada de inverno, principalmente contra influenza, Covid-19 e pneumococo.

O órgão destaca que as vacinas disponíveis são eficazes para reduzir riscos, prevenir o desenvolvimento de complicações mais sérias e, consequentemente, evitar a necessidade de internações hospitalares.

Como se prevenir da H3N2?

A principal forma de prevenção contra a H3N2 é tomando a vacina da gripe anualmente, uma vez que sua formulação é alterada para abranger todos os vírus que circularam recentemente. Outras formas de cuidado envolvem:

  • Higienizar as mãos frequentemente;
  • Utilizar máscaras de proteção;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evitar o toque nas mucosas (olhos, nariz e boca) com as mãos não higienizadas;
  • Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar.
Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Clube com Alex e Gigi
Tá na Clube, Tá Legal! - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...