Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Quem é Antônio Doido, deputado do MDB alvo de ação da PF por corrupção
Reprodução/Facebook

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a operação Igapó para investigar a atuação de uma organização criminosa suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações. Entre os alvos da ação está o deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, segundo apuração da reportagem do Grupo Bandeirantes.

De acordo com fontes da Polícia Federal, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, o parlamentar teria arremessado o celular pela janela de sua residência. O aparelho foi recuperado por agentes que atuavam na retaguarda da operação e, mesmo danificado, será submetido à perícia para extração de dados.

Ao todo, a PF cumpre 31 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no estado do Pará e no Distrito Federal. As investigações apuram crimes de corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Segundo a PF, o grupo investigado teria desviado recursos públicos por meio de fraudes em processos de licitação, com posterior pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

Quem é Antônio Doido?

Antônio Doido é empresário, tem formação superior em Ciências Contábeis, cursada na Faculdade da Amazônia, em Ananindeua (PA), entre 2015 e 2019. É filho de Pedro Leocádio dos Santos e Antonia Balbina dos Santos.

A carreira política teve início em São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará. Em 2016, foi eleito prefeito do município pelo PSDB, cargo que exerceu entre 2017 e 2020, após obter 9.639 votos (32,13%). Em 2020, tentou a reeleição, mas ficou em segundo lugar, com 15.102 votos (48,26%).

Já filiado ao MDB, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 e foi eleito deputado federal pelo Pará com 126.535 votos (2,79%). O mandato atual é referente à 57ª Legislatura (2023–2027).

Em 2024, Antônio Doido voltou a disputar um cargo no Executivo municipal, desta vez concorrendo à Prefeitura de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Ele terminou novamente em segundo lugar, com 23.091 votos (8,38%).

Atuação no Congresso

Na Câmara dos Deputados, Antônio Doido participa de diferentes colegiados. Já atuou como titular e suplente em comissões permanentes como a de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE)Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Desenvolvimento Urbano (CDU).

Também integra comissões externas, entre elas a que acompanha obras públicas paralisadas e inacabadas no país e a comissão sobre a delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore.

Até o momento, não há informações oficiais divulgadas sobre proposições de sua autoria ou relatadas por ele que tenham sido transformadas em norma jurídica.

Investigação em andamento

A Polícia Federal informou que a operação Igapó segue em curso e que os elementos apreendidos — incluindo documentos, equipamentos eletrônicos e o celular do deputado — serão analisados para aprofundar as investigações. Procurado, o parlamentar ainda não havia se manifestado publicamente sobre a operação até a última atualização desta reportagem.

A PF reforça que as apurações estão em fase inicial e que os investigados têm direito à ampla defesa e ao contraditório.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Clube com Alex e Gigi
Tá na Clube, Tá Legal! - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...