O Sistema Único de Saúde (SUS) começa a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, uma doença respiratória que pode ser fatal para recém-nascidos. Grávidas poderão receber a dose gratuitamente nos postos de saúde.
O primeiro lote, com mais de 670 mil doses do imunizante, já foi enviado para todos os estados e para o Distrito Federal. A imunização teve início nesta quarta-feira (3). Em Belo Horizonte (MG), a vacinação gratuita começa a partir de sexta-feira (4). Na rede privada, o preço da vacina é, em média, R$ 1.500.
O público-alvo prioritário para a vacinação são as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade da mãe, e a orientação é tomar uma dose única a cada nova gestação. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% desse público-alvo.
Proteção para Recém-Nascidos
A vacina oferece proteção aos recém-nascidos, reduzindo as hospitalizações e as complicações graves causadas pelo VSR. A previsão é que, até 2027, o Ministério da Saúde distribua mais de 4 milhões de doses do imunizante.
No Brasil, o Vírus Sincicial Respiratório é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das ocorrências de pneumonia em crianças menores de dois anos.
O infectologista Estevão Urbano ressalta a importância da inclusão do imunizante no calendário vacinal. Para ele, a medida será fundamental para evitar a morbidade e a mortalidade causada pelo vírus em crianças.
O especialista também destaca que "vacina é a base de tudo em relação à prevenção de infecções" e que será importante que, assim que houver maior disponibilidade, o público-alvo seja ampliado, incluindo também os idosos.