A Copa do Mundo de 2026 tem seus grupos definidos. No sorteio realizado nesta sexta-feira (5), no Kennedy Center, em Washington, o Brasil foi colocado no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A cerimônia marcou a apresentação oficial do novo formato do torneio, que passa a reunir 48 seleções divididas em 12 grupos.
O sorteio e a cerimônia em Washington
A cerimônia foi marcada por apresentações musicais, homenagens e discursos antes do início da parte técnica. Andrea Bocelli abriu o evento, seguido da entrada de Heidi Klum, Kevin Hart e Danny Ramirez. Gianni Infantino deu as boas-vindas ao público, retomou a explicação sobre o formato ampliado do torneio e cumprimentou autoridades presentes, entre elas o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
A Fifa aproveitou o palco para anunciar novidades, como um show de intervalo na final, inspirado no Super Bowl, e para entregar o recém-criado Prêmio da Paz, concedido a Donald Trump. A programação artística contou ainda com apresentações de Robbie Williams, Nicole Scherzinger e Lauryn Hill, enquanto os mascotes Maple, Zayu e Clutch fizeram sua primeira aparição pública.
Na sequência, lendas do esporte norte-americano — Tom Brady, Wayne Gretzky, Aaron Judge e Shaquille O’Neal — foram chamadas ao palco para ajudar na condução do sorteio. Rio Ferdinand e Samantha Johnson lideraram a etapa principal do sorteio, após a definição inicial dos cabeças de chave — México, Canadá e Estados Unidos foram colocados nos grupos A, B e D pelos próprios presidentes de cada país, em um ato simbólico.
Grupos da Copa do Mundo de 2026
- Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
- Grupo B: Canadá, Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), Catar e Suíça
- Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
- Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
- Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
- Grupo F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia
- Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Gana
- Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
- Grupo I: França, Senegal, Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega
- Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
- Grupo K: Portugal, Uzbequistão, Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) e Colômbia
- Grupo L: Inglaterra, Croácia, Nova Zelândia e Panamá