O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), confrontou Flávio Bolsonaro (PL) na primeira resposta do debate do Grupo Bandeirantes, neste domingo (18), ao avaliar o combate ao crime organizado. Ele apontou que o rival não foi a favor de uma proposta de emenda constitucional para que a União passe a liderar o tema. Em seguida, Lula também declarou que os estados fracassaram no quesito.
Lula acrescentou: "A Constituição de 1988 garantiu que a segurança pública era uma das responsabilidades dos estados. Acontece que os Estados fracassaram. Nenhum Estado conseguiu resolver o problema da segurança pública".
Estrutura e dinâmica do debate na Band
O programa está dividido em três blocos compostos por perguntas dos apresentadores e enfrentamento direto entre os postulantes:
- Primeiro bloco: Os âncoras abrem o debate fazendo uma pergunta para cada candidato. Em seguida, é iniciado o confronto direto, no qual Lula e Flávio Bolsonaro ficam livres no estúdio para debaterem por 30 minutos.
- Segundo bloco: Começa com uma pergunta elaborada pelos âncoras para cada participante. Na sequência, abre-se a dinâmica em que um candidato pergunta diretamente para o outro.
- Terceiro bloco: Mantém a mesma regra do bloco anterior, com perguntas dos apresentadores e confronto direto entre os candidatos, além de reservar o espaço final para as considerações finais de cada um.
Onde assistir ao debate ao vivo e de graça na internet
Para assistir ao vivo, você tem as seguintes opções:
- Acessar o site Band.com.br pelo navegador do celular;
- Assistir ao vivo pelo canal Band Jornalismo no YouTube;
- Ou utilizar o aplicativo Bandplay (Android e iOS).
Debates da Band marcam a história da democracia do Brasil
Há quase quatro décadas, os debates presidenciais promovidos pela Grupo Bandeirantes de Comunicação desempenham um papel central na história da democracia brasileira e na decisão do eleitorado.
Essa trajetória teve início em julho de 1989, quando dez candidatos à Presidência se reuniram nos estúdios da emissora em São Paulo para o primeiro encontro transmitido pela televisão no período pós-ditadura militar.