
Após o 'feriadão' de Páscoa e Tiradentes juntos, os brasileiros poderão aproveitar mais dois feriados prolongados em maio e junho. Para quem pretende viajar ou descansar nos próximos dias de folga, é possível se planejar para os próximos feriados.
No dia 1º de maio, que cai em uma quinta-feira, é celebrado o Dia do Trabalho. O feriado, considerado nacional desde 1925, é dedicado aos grevistas de Chicago de 1886, que pediam redução da jornada de trabalho e melhores condições.
No Brasil, a data se tornou feriado nacional desde 1949. Com isso, trabalhadores têm direito à folga ou remuneração em dobro caso trabalhem. Atividades essenciais devem operar regularmente ou em regime de plantão, com folga posterior determinada em acordos e convenções coletivas.
Também em uma quinta-feira, Corpus Christi é o feriado prolongado de junho, caindo no dia 19 do mês. O feriado religioso é uma festa da Igreja Católica que celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, presente no pão e vinho usados pelos católicos.
A celebração é ligada à Última Ceia, quando Jesus partilhou o pão e vinho com os apóstolos. O feriado não é nacional, considerado ponto facultativo pelo governo federal. Para saber se terá direito ao feriado, é preciso consultar a legislação municipal.