Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Filho de doméstica e pedreiro passa em primeiro lugar para medicina na USP de Ribeirão Preto
foto: reprodução Redes Sociais

Wesley de Jesus de 23 anos, passou passou em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, uma das formações mais concorridas do país. Morador da periferia de Salvador, ele estudou em condições precárias, com materiais reaproveitados e aulas gratuitas disponíveis na internet, até alcançar a maior nota entre os aprovados pelo sistema do Enem.

Segundo a Folha de S. Paulo, o baiano que foi aprovado pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), se preparou durante cinco anos por conta própria. A pontuação de Wesley permitiria ingresso em qualquer universidade pública participante do sistema.

Desde a infância, o jovem afirma ter clareza sobre a escolha profissional. “Desde pequeno quero ser médico. Sempre usei hospitais públicos porque tenho asma. Agora quero me preparar para dar o retorno para a sociedade. Quero ser um exemplo para outros jovens de que hoje é possível acessar algo de excelência independentemente de origem, classe social e raça”, declarou.

Wesley vive em Cajazeiras, um dos maiores conjuntos habitacionais do Brasil, em uma casa ainda inacabada, com cômodos sem laje e sem pintura. Ele divide dois quartos com os pais e três irmãos. A mãe, Liliana Maria de Jesus, de 54 anos, está desempregada e atua como trabalhadora doméstica. O pai, Djalma Souza Batista, de 51, trabalha como pedreiro. Nenhum dos dois cursou o ensino superior.

Toda a formação escolar de Wesley ocorreu na rede pública. Ele relata que utilizou apostilas usadas, doações e conteúdos disponíveis online para se preparar. “Minha vida estudantil foi toda em escola pública. Estudei com apostilas usadas que me doavam, materiais que eu encontrava na internet e aulas online pelo Youtube. Tem muita coisa disponível atualmente”, afirmou.

Com a aprovação, o jovem se prepara para mudar-se para Ribeirão Preto, experiência ainda pouco conhecida por ele e organizou uma Vakinha online para conseguir se manter na cidade. Até a tarde desta segunda-feira a arrecadação já tinha passado 100 mil reais, o objetivo é 490 mil reais.

Confira AQUI a vaquinha.

Fonte: Fabíola Nishi.
Carregando os comentários...
Rapidinha Clube. com Kaká e Vitória
Charlie Puth, Selena Gomez - We don´t Talk Anymore
Carregando... - Carregando...