
O fotógrafo e pesquisador, Rafael Mesquita, publicou nesta segunda-feira (14), um registro de uma raia-manta rodeada de peixes no mar de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
A espécie é ameaçada de extinção e por isso, o registro dela é considerado raro no Brasil. Ela é considerada a maior espécie de raia e um dos maiores peixes do mundo. Assista o vídeo acima:
Nas imagens, também é possível ver peixes nadando próximo a raia-manta, que pode alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.
"Para alguns peixes, encontrar uma manta é como encontrar um SPA ambulante com limpeza de pele gratuita! Repare no vídeo como esse cardume de guaiviras segue a raia e vários peixes se esfregam nela. Eles estão fazendo isso porque a pele das mantas é como uma lixa, devido a minúsculos dentículos na pele delas que, no sentido de natação, ajudam na hidrodinâmica, mas no sentido contrário são ásperos como a língua de um gato e é por isso que alguns peixes usam as mantas, outras raias e até tubarões para se livrar de parasitas de suas peles", publicou Rafael Mesquita nas redes sociais.
A raia-manta está ameaçada de extinção devido à pesca excessiva, captura acidental e lenta reprodução. A expectativa média de vida da espécie gira em torno de 20 anos.
Essa interação é pouco documentada no Brasil e registros desse tipo são muito importantes para uma melhor compreensão desses animais fantásticos, inclusive uma nota científica foi publicada graças a um outro registro meu desse comportamento, também em Ilhabela, concluiu o pesquisador.