
Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, está intensificando as ações de acolhimento à população em situação de rua. A cidade já conta com uma rede permanente de atendimento e, nos dias mais frios, entra em vigor o “Protocolo Frente Fria”, que adota medidas emergenciais sempre que a temperatura atinge ou fica abaixo dos 13°C.
“O atendimento à população em situação de rua é um trabalho contínuo, feito todos os dias pelas nossas equipes. Mas quando o frio se intensifica, é preciso agir com ainda mais urgência e sensibilidade”, afirma o secretário de Assistência Social, Júlio Balieiro.
Entre as ações, está a ampliação do horário de funcionamento do Centro Pop (Rua Capitão Salomão, 324), que passa a abrir uma hora mais cedo, às 7h, e fechar duas horas mais tarde, às 19h. Além do atendimento social, será oferecido um caldo quente no final da tarde, acolhendo de forma mais completa quem busca o serviço.
As Casas de Passagem do município também estarão preparadas para acolher, durante o período noturno, todas as pessoas que aceitarem sair das ruas e se proteger do frio. O trabalho das equipes de abordagem social será reforçado, com atuação humanizada, escuta ativa e respeito às individualidades de cada pessoa em situação de rua.
“Sabemos que o acolhimento é um processo delicado. Muitos enfrentam traumas profundos ou têm receio de aceitar ajuda. Por isso, nossas equipes estão preparadas para oferecer mais do que um abrigo — oferecem cuidado, respeito e acolhida. Ninguém deve enfrentar o frio sozinho”, reforça Balieiro.
A Secretaria de Assistência Social também conta com o apoio da população. Caso alguém identifique uma pessoa em situação de rua precisando de ajuda, pode acionar a abordagem social pelos telefones do Plantão Social (0800 -77 30 161) ou da Guarda Civil Metropolitana (153).