
O Palácio do Planalto pode não sancionar o projeto aprovado na Câmara dos Deputados que aumenta o número de parlamentares da Casa de 513 para 531. As informações são do colunista de política da BandNews FM, Rodrigo Orengo, de Brasília.
A atitude do governo Lula seria uma resposta ao Parlamento após a derrubada do decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Sem concordar com a decisão, o governo por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão.
"O Congresso derrubou o decreto do IOF com o argumento e com grande popularidade de que não é o momento de aumentar impostos e cobrando do governo que corte na carne. Só que esse mesmo Congresso vai lá e aumenta o número de deputados e isso vai pro colo do presidente, que sanciona ou veta", explicou Orengo.
Apesar de o projeto determinar que, mesmo diante do aumento de deputados, é proibido o aumento de despesas, a Câmara dos Deputados fez um estudo que prevê um aumento de R$ 60 milhões com o aumento de deputados.
Caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o aumento, o veto de Lula será apreciado no Parlamento, que pode derrubá-lo.
"Porque é do interesse dos parlamentares. Esse é o momento de sentar e conversar porque escalou [a crise entre os Poderes]", disse Orengo.