
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai comunicar, nesta terça-feira (13), cerca de nove milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados feito em suas contas.
Os beneficiários podem verificar se foram vítimas de fraude através do número 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. A partir da quarta-feira (14), o APP vai disponibilizar mecanismos para verificar se houve ou não abatimentos indevidos nos valores.
Caso identifique descontos não autorizados, as vítimas podem questionar o órgão. A partir disso, o INSS notificará as associações ou sindicatos, informando que o beneficiário não reconhece a cobrança.
A entidade terá 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização das cobranças. Caso contrário, os órgãos contaram com mais 15 dias para ressarcir os prejudicados.
A quantia será depositada ao INSS, que será responsável por repassar os valores. O objetivo é proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes.
Na última sexta-feira (9), o instituto informou que vai devolver, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, R$ 292.699.250,33 aos afetados.
Todos os ressarcimentos só podem ser questionados ‘online’, sem a possibilidade de resolver as pendências nas agências.