Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Mudas semeadas na abertura da Olimpíada do Rio ainda não foram plantadas
Atletas participação da plantação das primeiras mudas (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As mudas semeadas na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, há 3 anos, ainda não foram plantadas. A reportagem do Jornal da Band voltou ao local onde elas deveriam ficar provisoriamente e constatou que o problema não para de crescer.

As mudas, semeadas no Maracanã por atletas de 205 delegações, chegaram em pequenos tubetes a uma fazenda no interior do estado. Na estufa, elas seriam germinadas e ficariam no berçário de seis meses a um ano para serem plantadas no Parque de Deodoro, na Zona Norte do Rio, ainda pequeninas.

O projeto da Floresta dos Atletas, orçado em R$ 3,1 milhões, não saiu do papel. E a maioria das mudas já passa dos dois metros de altura, como a pau Brasil, uma das espécies ameaçadas de extinção.

A ideia era plantar a floresta em agosto de 2017, e mostrá-la desenvolvida, com flores e frutos na cerimônia de abertura dos jogos de Tóquio, no que vem. Porém, até hoje elas não saíram da fazenda. Quanto mais tempo passa, maior o custo para mantê-las e transportá-las.

Na época, três viagens seriam suficientes para levar todas as 13.725 mudas de volta para o Rio. Mas hoje, os diretores da empresa, que não receberam nada do Comitê Rio 2016 e assumem as despesas todo mês, calculam que seriam necessárias, pelo menos, dez viagens para transporta-las, já que elas estão crescendo e ocupando cada vez mais espaço.

O Tribunal de Contas da União chegou a abrir um processo e determinou que o comitê Rio 2016 apresentasse um plano de ação, com a ciência da prefeitura do Rio, mas o acordo foi objeto de recurso e suspenso.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Clube com Jivago
Ze Ricardo & Thiago & Leo & Raphael - Dois Dedin
Carregando... - Carregando...