
O prazo para regularizar o título de eleitor acaba nesta segunda-feira (19). Pelo menos 5 milhões de brasileiros podem ter o documento cancelado caso não regularizem a situação até hoje, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Quem não votou, não justificou ou não pagou a multa referente à ausência deve acessar o site do TSE, ou o Tribunal Regional Eleitoral para regularizar a situação.
Caso o Título de Eleitor seja cancelado, o cidadão, além de não poder votar nas eleições, não poderá tomar posse em concursos públicos, obter passaporte para viajar ao exterior ou CPF, renovar matrícula em instituições de ensino, obter empréstimo e praticar qualquer ato que se exija quitação eleitoral.
Como regularizar situação eleitoral?
Para ter a situação normalizada, o eleitor deve pagar a multa de R$ 3,51 por turno que não votou e não justificou. É possível emitir a guia de pagamento pelo site do TRE ou pelo aplicativo e-Título, pagando por GRU, Pix ou cartão de crédito.
Em caso de urgência, o eleitor pode mandar um e-mail ao cartório eleitoral. Para revisão dos dados, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.
Para saber se precisa regularizar a situação eleitoral, é simples:
- Acesse o portal do TSE;
- Clique em Autoatendimento eleitoral e faça a consulta em Situação eleitoral;
- Caso o título esteja cancelado ou suspenso, faça as etapas para regularização