Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Prefeito de SP nega dispersão da cracolândia e diz que usuários estão em espaços de acolhimento

Ao comentar o esvaziamento repentino da cracolândia percebido por moradores da região, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), negou que os usuários de drogas tenham se dispersado para outras áreas da capital e afirmou que eles foram encaminhados a espaços de acolhimento.

“O problema não está resolvido, mas avançou bastante por conta das ações da prefeitura. Ficamos muito felizes com os resultados dos investimentos da capital e do estado”, disse o prefeito. “Tem vaga para todo mundo. Todos que estavam aceitando a abordagem da Saúde, da Assistência Social, para irem a tratamento puderam se tratar”, completou. 

No dia anterior, no entanto, ele havia afirmado, em coletiva de imprensa, que a prefeitura estava “surpresa” com o esvaziamento da região.

Sobre as cenas registradas por moradores da região central que mostram dezenas de pessoas se deslocando para outras áreas, Nunes disse “não se pode confundir cenas abertas de uso de drogas com pessoas em situação de rua”. 

“No dia 5 de maio de 2023, havia 651 pessoas em cenas abertas de uso. No dia 5 de maio de 2025, eram 103. Estão confundindo pessoas em cena aberta de uso e pessoas em situação de rua. Aquelas [registradas nos vídeos] não são usuárias, são pessoas em situação de rua que ainda não aceitam acolhimento.”

Denúncia do padre Júlio Lancellotti

O prefeito de São Paulo ainda criticou a denúncia – segundo ele, falsa – feita pelo padre Júlio Lancellotti, que publicou nas redes sociais que parte dos usuários de drogas da cracolândia havia sido colocada em uma van da prefeitura e levada para outra cidade da região metropolitana. 

São coisas absurdas que um padre acabou publicando, que recebeu uma denúncia que colocaram pessoas na Kombi da prefeitura e levaram a outra cidade. Isso é algo inaceitável e ilógico.

Governo do estado promete ações

O governo de São Paulo também prepara uma ação de fiscalização "ainda mais forte" em bares da região central da capital que servem como pontos de distribuição de drogas. Foi o que prometeu o governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), ao comentar a situação da Rua dos Protestantes, que abrigava o fluxo. 

"Nas próximas semanas você vai ver uma atuação ainda mais forte em locais que servem de distribuição de drogas, como bares que são irregulares na região central", afirmou Ramuth.

"Os estabelecimentos comerciais que insistirem em permanecer com atividades irregulares nos próximos dias terão uma atuação, já que agora a Prefeitura municipal tem um decreto que nos permite fazer de forma célere o fechamento desse tipo de estabelecimento, que tem sido usado também pelo crime organizado", continuou o governador em exercício. Tarcísio de Freitas (Republicanos) está no exterior.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Clube com Programação Clube
Guilherme & Benuto - 3 Batidas/Pulei Na Piscina/Sigilo
Carregando... - Carregando...