O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), afirmou nesta segunda-feira (9), em Cascavel, que está disposto a disputar a Presidência em 2026 se for o escolhido do PSD, em entrevista no início do Show Rural 2026.
PSD discute nome para 2026
Segundo Ratinho Jr, o PSD deve definir em abril qual nome lançará à Presidência. Ele citou os governadores Eduardo Leite e Ronaldo Caiado, além de si próprio, como opções em discussão e defendeu que o partido apresente um 'novo Brasil' ao eleitorado.
'O Eduardo Leite, o governador Caiado e o meu nome estão sendo discutidos dentro do partido. Em abril o PSD vai avaliar quem vai representar esse novo Brasil e tirar o país dessa briga política', afirmou.
O governador disse que quer fazer parte desse projeto nacional e que veria uma candidatura como forma de representar sua geração.
Renovação geracional
Na coletiva, Ratinho Jr defendeu uma renovação geracional no comando do país e disse que o Brasil é governado 'há 40 anos pela década de 50', ao cobrar uma nova forma de fazer política, com menos discurso e mais ação.
Ele afirmou querer representar quem cresceu nas décadas de 1980 e 1990 e que essa geração não pode mais delegar responsabilidades às anteriores. O governador citou o Paraná, que, segundo ele, reúne bons índices em educação, segurança e logística, como vitrine de gestão.
Eu quero sim representar a geração das décadas de 80 e 90, que pode e deve assumir o Brasil. A minha geração não pode mais ficar delegando responsabilidades para as décadas do passado. Eles fizeram a sua parte e nós agradecemos. Mas chegou o momento de assumirmos a nossa responsabilidade, assumir o Brasil e fazer este país se tornar uma potência.
Show Rural movimenta agronegócio no Oeste
O Show Rural 2026, promovido pela Coopavel em Cascavel, reúne cerca de 600 expositores. A organização estima receber de 350 mil a 400 mil visitantes em cinco dias e movimentar de R$ 4 bilhões a R$ 6 bilhões em negócios.
Pesquisa testa presidenciáveis do PSD
No cenário interno do PSD, Ratinho Jr aparece como o presidenciável do partido com melhor desempenho na pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (9). Em simulação de primeiro turno com seu nome, ele tem 10% das intenções de voto, atrás de Lula (PT), com 39%, e de Flávio Bolsonaro (PL), com 30%.
Em outro cenário, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), soma 5%, empatado tecnicamente com Romeu Zema (Novo), com 4%, e Aldo Rebelo, com 3%. Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), aparece com 6% em simulação diferente, também em empate técnico com Zema, que tem 4%. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre 6 e 7 de fevereiro, em entrevistas presenciais, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.