No Reino Unido, a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não exige, necessariamente, que o motorista em formação frequente uma autoescola. É permitido que o motorista aprendiz receba as aulas de direção com um familiar ou amigo, desde que certas regras sejam cumpridas.
Quase metade dos britânicos (46%) opta por aprender a dirigir com um familiar. Apenas 26% dos novos motoristas buscam uma autoescola profissional, devido, em parte, ao custo médio da hora-aula ser de cerca de 40 libras (aproximadamente R$ 280), além da pouca flexibilidade de horários e do baixo número de instrutores.
Requisitos para aprender a dirigir com familiar ou amigo
O processo de aprendizagem começa com a solicitação de uma habilitação de aprendiz (Learner), que pode ser utilizada a partir dos 17 anos de idade. Para que um familiar ou amigo esteja apto a ensinar, é preciso seguir estas regras:
- Ter mais de 21 anos.
- Estar habilitado há mais de 3 anos.
- É obrigatório possuir seguro para o veículo.
Além disso, o veículo utilizado para o aprendizado precisa estar devidamente sinalizado com um adesivo 'L', que significa Learner (aprendiz em português). As primeiras aulas de direção costumam ser realizadas longe do trânsito intenso, em locais como ruas calmas, estacionamentos vazios ou parques industriais fora do horário de pico.
Ao final do período de aprendizado, provas teóricas e práticas são obrigatórias. O candidato a motorista deve marcar os exames online ou pessoalmente no órgão do governo responsável.