Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Revista Lancet publica estudo de vacina testada em humanos que é segura e tem poucas reações
Pesquisadores estão atrás de uma vacina para o coronavírus (Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

A revista científica Lancet publicou um estudo nesta sexta-feira, 22, que aponta que uma das dez vacinas que já estão sendo testadas em humanos se mostrou segura, com baixo nível de reações adversas. O pico da resposta do organismo em termos de criação de anticorpos contra o Sars-Cov-2 se deu no 28º dia após a vacinação.

A dose do medicamento, que foi desenvolvido pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim, na China, foi aplicada em 108 pessoas saudáveis, com idade ente 18 e 60 anos, em Wuhan, cidade onde a pandemia começou.

A vacina está na primeira fase dos testes clínicos e todos os cientistas que assinam a pesquisa deixam claro: a interpretação dos resultados é limitada pelo tamanho do grupo testado, considerado pequeno e não randômico, além do tempo de acompanhamento das pessoas que receberam a dose, que também foi considerado curto.

Ou seja, é preciso fazer mais estudos, até porque, esse que foi publicado sequer foi projetado para medir a eficácia. Apesar disso, nos testes pré-clínicos, feitos em animais, 7 em cada 8 furões que receberam a imunização ficaram protegidos contra a Covid-19.

Na próxima fase da pesquisa, pessoas com mais de 60 anos devem receber a dose. Além das 10 vacinas já sendo testadas em humanos, outras 114 ainda estão em fase inicial de testes.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Clube com Julinho Nunes
Justin Bieber - Yummy
Carregando... - Carregando...