Clube FM 104.7 - Tá na Clube, Tá Legal! | São Carlos/SP
Ribeirão Preto identifica 12 casos da variante do coronavírus de Manaus
Fotos: Alexandre de Azevedo

A Prefeitura de Ribeirão Preto identificou 12 casos da nova cepa de Manaus do coronavírus na cidade e em Serrana. A confirmação de que a variante está em circulação foi feita em entrevista coletiva na última segunda-feira (22), por pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC) e do Hemocentro.

Nenhum destes pacientes viajou para Manaus ou para a região amazônica.

As amostras, de acordo com o pesquisador Rodrigo Calado, do Hemocentro de Ribeirão Preto, são de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus entre o fim de 2020 e janeiro de 2021.

“Foram 94 testes de amostras até hoje e encontramos 12 indivíduos com a variante manauara, o que dá 13% de positividade. Isso varia um pouco de que tipo de paciente é, mas, na população em geral, isso chegou a 7% em Serrana. Até onde sabemos, são pessoas que não estiveram em Manaus, na região amazônica ou outro local. Dos pacientes na UTI do HC, isso chega a 15% de positividade”, explica Calado.

Segundo o pesquisador, a maioria dos pacientes que contraiu a nova cepa apresentou sintomas diferentes de síndrome gripal.

Também houve uma mudança no perfil da idade e na gravidade do quadro clínico. Entre os casos confirmados, não houve mortes.

"Não são pessoas com sintomas de síndrome gripal, muitos tinham dor torácica. A idade média é de 36 anos, não tinham comorbidades, são pessoas previamente saudáveis, jovens. São casos leves na grande maioria. Dois casos precisaram de internação no CTI. Não tivemos nenhum óbito, e os casos de UTI estão tendo um bom andamento e devem receber alta em breve."

Fonte: Fabíola Nishi.
Carregando os comentários...
Programação Clube com Programação Clube
Edson & Hudson - Ciúme Exagerado
Carregando... - Carregando...