
O painel de acompanhamento em tempo real acerca da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, que inclui investigações de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) informa que, nesta quarta-feira (28), existem 7 investigações sendo processadas, 170 casos confirmados de casos da doença (166 casos em aves silvestres, 3 em aves de subsistência e 1 em granja comercial) e mais de mil amostras recolhidas. Desde maio de 2023, mais de 4 mil testes foram realizados. Entre as investigações em andamento, duas amostras são provenientes de granjas comerciais.
A amostra suspeia em Aguiarnópolis (TO) está em análise desde o início da semana passada e agora, um caso suspeito foi localizado em uma granja comercial na cidade de Anta Gorda, a mesma que em julho do ano passado registrou um caso da Doença de Newcastle. As duas doenças, em granjas comerciais, impõem um protocolo automático de suspensão das exportações de produtos avícolas.
Em nota, o governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), confirmou a suspeita, mas reforçou que não há novos casos no estado. “Em Anta Gorda, há um caso suspeito, referente a uma amostra coletada que está sob investigação, assim como ocorre com outros casos monitorados em todo o país”, diz o comunicado.
De acordo com a Seapa, o Rio Grande do Sul segue vigilante e atuante no monitoramento e controle de todas as notificações de suspeita da doença, realizando a coleta de material biológico, para diagnóstico no laboratório oficial. Esse procedimento é parte da rotina da Seapi, conforme os protocolos nacionais e internacionais de vigilância sanitária. “É importante ressaltar que, neste momento, o sistema está hipersensível, com um número elevado de notificações. Todas as suspeitas fundamentadas são investigadas, com a coleta de amostras para confirmar ou descartar a presença da influenza aviária”